Fatores sociais e econômicos que afetam a saúde

A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A saúde bem como é a carência de doença e enfermidade. Existem diferentes definições de saúde que diferem bastante, entretanto, em geral, a saúde de alguém é estabelecida como sendo livre de agonia, deficiência ou incapacidade de trabalhar. A saúde também afeta o status social de um ser.

Determinantes sociais da saúde

As condições sociais e econômicas presentes em uma nação são capazes de afetar a saúde de uma pessoa. Essas condições adicionam renda, educação, residência e emprego. Apesar de que estes fatores não afetem diretamente a saúde de alguém, eles desempenham um papel em afetar a saúde de um indivíduo.

Os determinantes sociais da saúde estão interconectados e inter -relacionados. Tendo como exemplo, nos Estados unidos, uma em cada dez pessoas não tem seguro de saúde. Eles conseguem não ter acesso a um prestador de cuidados de saúde primários ou não têm dinheiro para adquirir os cuidados de saúde de que devem. Eles assim como conseguem estar encontrados muito longe das instalações de saúde. A taxa não segurada é significativamente superior para os americanos negros do que para os brancos.

Aspectos biomédicos da saúde

O paradigma biomédico de saúde é uma maneira popular de esclarecer doenças. Porém, bem como é importante perceber as influências sociais, ambientais e culturais que podem influenciar nossa saúde. Apesar de que essa visão tenha dominado o universo médico por diversos anos, está sendo ainda mais desafiado na ascensão das ciências da saúde social, comportamental e ambiental.

Durante décadas, o paradigma médico dominou o estudo da saúde humana, principalmente devido à tua presunção de que as doenças são categorizadas objetivamente e são registradas nos históricos de casos. Por outro lado, o modelo biomédico de saúde, popularizado por Christopher Bourse, vê as doenças como desvios da organização funcional natural de uma espécie.

Fatores de estilo de vida que influenciam a saúde

Os fatores de hábitos de vida desempenham um papel vital pela determinação do risco de doenças crônicas. Estes fatores incluem genética, condições ambientais e comportamentos de estilo de vida. As escolhas de hábitos de vida são capazes de afetar uma ampla gama de resultados de saúde, desde a diminuição do traço de doenças cardiovasculares até a melhoria da característica de vida. Estudos mostraram que o hábitos de vida ligeiro evolução a saúde e hábitos alimentares saudáveis ​​baixam o IMC.

Os fatores de hábitos de vida que são considerados fatores de risco para certas doenças crônicas adicionam tabagismo, má dieta, inatividade física e obesidade. Esses fatores geralmente são inter -relacionados e contribuem pro desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Choque do status socioeconômico pela saúde

O status socioeconômico é um dos principais determinantes da saúde. O SES mais baixo está membro a um superior traço de mortalidade e morbidade. É relevante aprender como o SES afeta a saúde e atirar políticas de saúde pública que abordem estes fatores. Esses fatores são amplamente ignorados nas políticas atuais de saúde, que não consideram o papel da pobreza ou da educação péssimo na definição dos resultados da saúde.

O status socioeconômico é um importante importante da saúde, entretanto a extensão em que influencia a saúde não foi completamente estabelecida. Bem que associações fortes tenham sido documentadas, estas associações podem ser devidas à interação do status social com abundantes outros fatores. Tais como, as pessoas de SES mais baixas têm superior promessa de elaborar doenças cardiovasculares ou câncer do que as de grupos de SES superior. Além do mais, fatores do hábitos de vida danosos estão associados ao acrescento do risco de morte para pessoas de grupos mais baixos do SES.