A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social total. Inclui estar livre de doenças e enfermidades. Existem muitas definições de saúde, porém todas se concentram em diferentes estilos da saúde. A Organização Mundial da Saúde define a saúde como: “Um estado de bem-estar físico, mental e social total”. O conceito de saúde é complexo e poderá variar de povo pra povo, deste modo é relevante compreender as diversas facetas da saúde e como elas se relacionam.
Determinantes sociais da saúde
Os determinantes sociais da saúde são fatores que sugestionam a saúde de uma pessoa. Eles incluem condições econômicas e sociais. Esses fatores conseguem ter efeitos negativos ou positivos significativos na saúde.
Conceituação da saúde
Conceitualização da saúde refere -se à forma como pensamos em saúde. Acrescenta diferentes conceitos, como fatores ambientais e de estilo de vida, educação em saúde e bem -estar. Esses conceitos conseguem ser combinados e usados para aperfeiçoar o diagnóstico e o tratamento de doenças. Eles assim como conseguem amparar no desenvolvimento de produtos médicos superiores e aperfeiçoar a qualidade dos cuidados de saúde. A conceituação da saúde é uma sobrenatura para a avaliação do estado de saúde e nos assistência a reconhecer diferentes processos que levam à saúde.
Medição da saúde
O campo da medição da saúde concentra -se na medição dos resultados da saúde. Numerosas perguntas surgem pela definição de resultados de saúde, incluindo a necessidade de identificação de contexto e a indispensabilidade de ligar mudanças de saúde às intervenções. A título de exemplo, o estado de saúde tem que ser medido antes que uma intervenção seja implementada e mais uma vez posteriormente. Para avaliar concretamente os resultados da saúde, as modificações devem ser observáveis e são capazes de ser atribuídas à intervenção.
Prevenção de doenças
A prevenção da doença é o intuito dos cuidados de saúde. A precaução de doenças poderá incluir intervenções individuais e populacionais. Estes programas visam evitar a situação de doenças, reduzindo os fatores de traço.
Intervenção do meio ambiente na saúde
A intervenção do meio ambiente pela saúde foi conhecida desde o começo do entendimento médico. O recinto cita-se a todos os fatores que afetam nossa saúde e bem-estar, incluindo o local físico, fatores biológicos e fatores socioculturais e econômicos. A adaptação ao meio ambiente é um recurso biológico básico e vem sendo causador da expansão das espécies animais. O homem também se adaptou ao seu local e o alterou de várias formas. Várias dessas modificações são naturais, durante o tempo que novas são planejadas.
Programas de bem -estar no ambiente de serviço
Muitos empregadores têm anunciado os benefícios dos programas de bem -estar no recinto de serviço pra reduzir os custos com assistência médica e aprimorar a saúde dos funcionários. De acordo com uma revisão sistemática recente, os programas de bem -estar no recinto de trabalho podem acrescentar as taxas de cessação do tabagismo e apagar a ingestão de gordura dos funcionários. Eles assim como conseguem cortar os níveis de colesterol e a pressão arterial. Em um estudo de caso, um empregador descobriu que metade dos funcionários relatou modificações positivas em sua saúde após fazer um programa de bem -estar.